Durante o Pré-natal, uma das atividades importantes da enfermagem é a medida da altura uterina, que tem por finalidade estimar o crescimento fetal, correlacionando- se a medida da altura uterina com o número de semanas de gestação. A técnica correta para essa medição é:
Posicionar a gestante em decúbito lateral, com o abdômen descoberto; delimitar a borda inferior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda inferior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.Posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; delimitar a borda inferior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda inferior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.
Posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; delimitar a borda inferior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda inferior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.
Posicionar a gestante em decúbito lateral, com o abdômen descoberto; delimitar a borda superior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda superior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.
Posicionar a gestante em decúbito dorsal, com o abdômen descoberto; delimitar a borda superior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda superior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.
Posicionar a gestante em decúbito lateral esquerdo, com o abdômen descoberto; delimitar a borda superior da sínfise púbica e o fundo uterino; fixar a extremidade inicial (0 cm) da fita métrica, flexível e não extensível, na borda superior da sínfise púbica, passando-a entre os dedos indicador e médio. Proceder à leitura quando a borda cubital da mão atingir o fundo uterino; anotar a medida, em centímetros, na ficha e no cartão, e marcar o ponto na curva da altura uterina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...