Enfermagem - Geral - Instituto Ludus - 2012
A Doença Hemolítica Perinatal (DHP) ou imunização caracteriza-se pela hemólise fetal com suas múltiplas e graves repercussões sobre a vitalidade fetal. O Enfermeiro deve estar apto a assistir o binômio mãe e filho e atuar criteriosamente. Analise as questões abaixo e marque a INCORRETA:
A DHP é decorrente da incompatibilidade sanguínea materno-fetal em que anticorpos maternos contra antígenos eritrocitários fetais atravessam a placenta e ao ocorrer a reação Ag-Ac, promovem hemólise eritrocitária.
A DHP pode ocorrer por transfusão sanguínea incompatível quando a mãe recebe previamente transfusão sanguínea Rh positivo.
Através da hemorragia materno-fetal e ocorre com mãe Rh negativo e feto Rh positivo e geralmente ocorre no parto mas pode também ocorrer em situações de abortamento, gestação ectópica e trauma abdominal.
Para a prevenção da doença hemolítica perinatal, a gestante deve receber na 12ª semana gestacional a imunoglobulina ANTI D. Não se indica corticóides para a aceleração da maturidade pulmonar fetal a partir de 26 semanas principalmente nas pacientes submetidas à investigação invasiva.
Na primeira consulta gestacional deve-se solicitar o tipo sanguíneo materno se for Rh (-) solicita-se o Rh do companheiro e se este for Rh positivo, pede-se coombs indireto, se for negativo, repetir mensalmente, mas se for positivo com titulação maior que 1:8 indica-se a investigação do comprometimento fetal através de procedimentos invasivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...