A educação em saúde ao paciente com hipertensão arterial sistêmica consiste na prevenção de complicações e melhor adesão para o tratamento das alterações já instaladas no paciente. Em relação às estratégias de educação em saúde relacionadas ao caso apresentado no texto, assinale a alternativa correta.
Educação em saúde que visa à reabilitação do paciente com complicações de hipertensão arterial sistêmica (por exemplo: acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio) pode ser denominada como prevenção primária.
A prevenção secundária para João consiste em orientações em relação à terapia medicamentosa, dieta pobre em cloreto de sódio, repouso no domicílio, sem que ele possa realizar atividade física e atividades de trabalho.
A prevenção primária pode ser utilizada nos pacientes que ainda não possuem diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, enfocando-se nos aspectos da qualidade de vida e evitando-se a instalação do agravo de saúde, como ocorre no estado de saúde atual de João.
A prevenção terciária consiste em eliminar os fatores de risco para instalação da hipertensão arterial sistêmica; portanto, João deve receber ações de prevenção terciária, já que não possui o agravo instalado.
A prevenção secundária consiste em evitar complicações do agravo já instalado. Portanto, João necessita de ações que visem ao controle da hipertensão arterial (eliminação dos agentes que podem piorar o agravo: tabaco, álcool; busca de melhorias na adesão ao tratamento).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...