Sobre a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, assinale a alternativa corre
A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida, mantendo a preocupação histórica com a saúde da população idosa brasileira nas políticas públicas do Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no Brasil, aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde OMS, no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos no país deverá ter reduzido em quinze vezes.
Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito na população idosa, seguindo uma tendência mundial. Quando são analisadas as causas específicas, a doença cerebrovascular ocupa o primeiro lugar em mortalidade no país, tanto em idosos quanto na população geral, e as doenças cardiovasculares, o segundo lugar.
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, apenas para recuperação da saúde, incluindo atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
Não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe for mais favorável, esta será feita exclusivamente pelo curador, quando o idoso for interditado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...