O calendário básico de vacinação da criança (BRASIL, Ministério da Saúde) recomenda, na prevenção da transmissão vertical em recémnascidos (RN) de mães portadoras da Hepatite B, administrar a vacina e a imunoglobulina humana antihepatite B (HBIG) nas primeiras 12 horas ou no máximo até sete dias após o nascimento. Nesses casos, é correto afirma que:
A amamentação deve ser suspensa, porque traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina.
A amamentação deve ser mantida normalmente porque não traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina.
A amamentação deve ser suspensa porque a transmissão vertical em recém-nascidos (RN) de mães portadoras da Hepatite B não é prevenível pela administração da vacina e imunoglobulina.
A amamentação deve ser mantida normalmente porque não traz riscos adicionais ao RN que tenha recebido a primeira dose da vacina e a imunoglobulina, mesmo que a mãe seja também portadora do vírus HIV.
Não existe referência em relação à manutenção e ou à suspensão da amamentação nesses casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...