Entre as recomendações específicas que devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortantes, destacam-se:
somente utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes.
em situações em que ocorra a falta de coletores específicos para descarte de material perfurocortante, recomenda-se entortar ou quebrar as agulhas e desprezá-las em um recipiente com tampa.
os coletores específicos para descarte de material perfurocortante não devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total e devem ser colocados sempre próximos do local onde é realizado o procedimento.
todo material perfurocortante (agulhas, scalp, lâminas de bisturi, vidrarias, entre outros), exceto os estéreis, deve ser desprezado em recipientes resistentes à perfuração e com tampa.
recomenda-se, como primeira conduta, após a exposição percutânea ou cutânea a material biológico, a lavagem exaustiva do local, seguida de expressão do local exposto, como forma de facilitar o sangramento espontâneo e a utilização de hipoclorito como degermante/antisséptico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...