A vacinação representa um dos recursos utilizados pela saúde ocupacional para proteção específica dos trabalhadores contra determinadas doenças, e seu emprego tornou-se possível e cada vez mais seguro, graças ao desenvolvimento da imunologia. Sabemos que a proteção do trabalhador contra doenças imuno-preveníveis deve constituir-se em preocupação maior da empresa, através de um programa de imunização no qual o enfermeiro do trabalho tem papel destacado. Tendo em vista essa afirmação, assinale a alternativa que expressa a ad-ministração de imunobiológicos de rotina:
- A. Administração dos antibióticos, tais como rifampicina, ciprofloxacina e peni-cilina.
- B. Administração de vacinas BCG-ID, dupla adulto (dT), anti-hepatite B, anti-hepatite A, tríplice viral (MMR), contra influenza, administração de anti-rábica humana em atividades de risco ou se houver exposição, notificação compulsória de doenças infecto-contagiosas e bloqueio, quando indicado pelo MS.
- C. Aplicação de rotina da BCG–ID, dupla adulto (dT), soro antitetânico e anti-rábica humana.
- D. Administração de imunobiológicos, tais como antitetânica, BCG-ID, dupla adulto (dT), tríplice viral (MMR), soro antitetânico (SAT), imunoglobulina antitetânica (IGAT), soro anti-rábico (SAR), soro anti-diftérico e anti-hepatite A e B.