Enfermagem - Saúde do Trabalhador - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho. Assim o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará em quatro grupos de causas (Mendes & Dias, 1999). Analise as afirmativas abaixo:
1. Doenças comuns eventualmente modificadas no aumento da freqüência de sua ocorrência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho, como as doenças crônico-degenerativas, do aparelho locomotor, infecciosas.
2. Doenças comuns, aparentemente sem relação com o trabalho.
3. Doenças comuns que têm o espectro de sua etiologia ampliado ou tornado mais complexo em decorrência do trabalho, como a doenças alérgicas de pele e respiratórias e alguns transtornos mentais, na qual se somam (efeito aditivo) ou multiplicam-se (efeito sinérgico) as condições provocadoras ou desencadeadoras destes quadros nosológicos.
4. Agravos à saúde específicos, tipificados pelos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais, como silicose, asbestose.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas;
Somente as afirmativas 1,2 e 3 estão corretas;
Somente as afirmativas 1 e 4 estão corretas;
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas;
Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...