O trabalho noturno em serviços de saúde possui características peculiares. Sobre esse assunto, marque a afirmativa CORRETA:
Os profissionais de saúde com longas jornadas de trabalho, como plantões de 12 horas seguidos por 36 ou 60 horas de descanso, podem se dedicar a mais de uma atividade produtiva sem correr riscos de acidentes no trabalho.
O trabalho árduo e estressante, bem como o sofrimento dos trabalhadores, podem ser em parte, justificados pela longa jornada de trabalho, uma das características do turno noturno na maioria das organizações hospitalares. Essa mudança no cronotipo pode levar a complicações de saúde e ao envelhecimento precoce do trabalhador.
Nesse grupo profissional, as longas jornadas não afetam a assistência aos pacientes, já que para suas necessidades de lazer e descanso há os dias de folga, suficientes para preservar sua saúde e qualidade de vida.
São relativamente raros os agravos provenientes de plantão noturno. Em alguns casos há distúrbios musculoesqueléticos, psíquicos, exaustão e fadiga, privação de sono e insônia e queixas de falta de tempo com a família.
Quanto piores as condições de trabalho em termos psicossociais e de carga de trabalho, mais prejudicial tende a ser a jornada noturna. Há estudos que já definem a existência de um limite para a extensão da jornada de trabalho que seja seguro à saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...