A síndrome da estafa profissional (síndrome de Burnout) constitui um quadro bem definido, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e ineficácia. Sobre essa síndrome, é CORRETO afirmar que:
A despersonalização, decorrente da síndrome, é caracterizada pela instabilidade emocional do profissional, contudo o trabalhador mantém relações cordiais e trabalho eficiente.
As variáveis que propiciam o desencadeamento do Burnout são: características pessoais, sociais e espirituais do trabalho, da organização e de lazer.
A exaustão emocional representa o esgotamento dos recursos emocionais do indivíduo. É considerado o traço inicial da síndrome e decorre, principalmente, da sobrecarga e do conflito pessoal nas relações interpessoais do profissional.
As condições de trabalho não têm relação com a síndrome de Burnout, logo, os aspectos organizacionais da empresa devem ser excluídos de possível diagnóstico.
A síndrome de Burnout se manifesta por psicossomatização e prejuízo nas relações interpessoais, porém com envolvimento no trabalho e sem perda na qualidade da assistência ou absenteísmo por parte dos trabalhadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...