Questão número 486230

No artigo “A Reforma Psiquiátrica No Brasil: Contextualização e Reflexos Sobre o Cuidado com o Doente Mental na Família”,foram analisadas algumas das conseqüências da reforma psiquiátrica brasileira sobre o cuidar do doente mental na família e a importância da mulher, enquanto cuidadora, na consolidação da reforma psiquiátrica.Um destaque é dado ao processo de desinstitucionalização e dos problemas co-relacionados a esta ação. Neste contexto família, reforma psiquiátrica e desinstitucionalização, com base em dados deste artigo, marque a opção INCORRETA.

  • A.

    Na reforma psiquiátrica espera-se, muito mais, o resgate ou o estabelecimento da cidadania do doente mental, o respeito a sua singularidade e subjetividade, tornando-o sujeito de seu próprio tratamento sem a idéia de cura como o único horizonte. Espera-se, assim, a autonomia e a reintegração do sujeito à família e à sociedade.

  • B.

    A reforma psiquiátrica no Brasil vem configurando-se como um movimento com diferentes graus de adesão e entendimento por parte dos profissionais e de alguns segmentos da sociedade.

  • C.

    Segundo o conceito defendido pela reforma psiquiátrica, a desinstitucionalização se restringe à substituição do hospital por um aparato de cuidados externos envolvendo prioritariamente questões de caráter técnico- administrativo- assistencial como a aplicação de recursos na criação de serviços substitutivos.

  • D.

    O termo desistitucionalização vem sendo compreendido por diferentes atores como desospitalização, desassistência ou desconstrução, conforme interesses ou pontos de vista impregnados de poder ideológico.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...