O uso de álcool impõe á sociedade uma carga global de agravos indesejáveis e extremamente dispendiosos, que acometem os indivíduos em todos os domínios de sua vida. Dessa forma, uma política nacional de atenção á saúde relacionada ao consumo de álcool implica em:
Uma assistência a usuários de álcool oferecida em todos os níveis de atenção, privilegiando os dispositivos extrahospitalares, como os Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas, devendo ser inserida, também, na atuação do PSF, PACS, Programas de Redução de Danos e da Rede Básica de Saúde.
Uma assistência voltada exclusivamente para os usuários de álcool em fase avançada, estruturada para receber e acompanhar os pacientes durante a internação e a desintoxicação
Uma assistência exclusivamente comunitária, que enfatize a atenção primária e a prevenção através de campanhas de conscientização em massa veicular, pelos meios de comunicação
Uma assistência pautada na abstinência sendo este o único objetivo a ser alcançado. Para tal, oferecida uma rede de atenção em vários níveis, sendo fundamental o isolamento e a reclusão do paciente a ser recuperado.
Uma assistência oferecida em todos os níveis de atenção, onde as internações em hospitais psiquiátricos devem ser privilegiadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...