Com relação à condição do paciente descrito na situação do texto, assinale a alternativa correta acerca dos cuidados relativos à monitoração intracraniana.
As manipulações frequentes do paciente para realização de fisioterapia, higiene ou aspiração provocarão aumento nos valores da PIC e melhora na pressão de perfusão cerebral, sendo aceitáveis medidas de PIC até 40 mmHg, devendo ser comunicados ao médico valores superiores a esses.
A cabeça do paciente deverá ser mantida em posição lateralizada, elevada a 45 ºC, com os membros ligeiramente elevados em relação ao tronco para favorecer o retorno venoso e diminuir a PIC.
As maiores complicações associadas a essa monitoração são a infecção e a hemorragia; assim a manipulação deve ser criteriosa e deve-se realizar a troca do curativo da área de inserção do cateter de PIC sempre que o curativo se mostrar sujo, úmido ou solto.
A temperatura do paciente deverá ser elevada, mantendo-se em torno de 37,6 ºC a fim de promover a vasodilatação e a consequente redução da PIC.
Quando os valores da PIC apresentarem-se superiores a 40 mmHg, está recomendada a hiperventilação para produzir hipercapnia (a PCO2 deve ficar acima de 45 mmHg), alcalose e vasoconstricção das artérias cerebrais, diminuindo, assim, a PIC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...