A Atenção Primária à Saúde (APS) representa um complexo conjunto de conhecimentos e procedimentos e demanda uma intervenção ampla em diversos aspectos para que se possa ter efeito positivo sobre a qualidade de vida da população. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a APS, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os NASF.
O NASF deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à APS, a saber: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.
O apoio matricial prestado pelo NASF apresenta as dimensões de suporte: assistencial e técnicopedagógico.
A constituição de uma rede de cuidados é uma das estratégias essenciais dentro da lógica de trabalho de um NASF.
Para o melhor manejo da saúde mental na APS, propõe-se um trabalho compartilhado de suporte às equipes de saúde da família por meio do desenvolvimento do apoio matricial em saúde mental, realizado, exclusivamente, pelos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A organização e o desenvolvimento do processo de trabalho do NASF dependem de algumas ferramentas já amplamente testadas na realidade brasileira, como, por exemplo, o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada e o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...