De acordo com os objetivos estabelecidos pela ICAO, no sentido de padronizar a notificação da resistência de pavimentos de aeródromos com a aplicação do método ACN-PCN, é correto concluir:
PCN é um número que expressa a capacidade de resistência de um pavimento para operações sem restrição.
O método é aplicado para qualquer tipo de pavimento, independentemente da carga da aeronave que vai utilizar o aeródromo.
O método é utilizado somente para planejamento da implantação do aeroporto, não possuindo aplicação prática apesar de constar nas Publicações Aeronáuticas.
Sendo o ACN de uma aeronave variável, de acordo com a fase do voo, cada avaliação para implantação deve utilizar um valor médio de peso máximo de operação da aeronave.
Considerando que uma aeronave possui ACN 50 e que pretende operar num aeroporto cujo PCN seja PCN 80 / R / B / W / T, pode-se afirmar que a operação não será possível em função da restrição descrita e imposta à pressão dos pneus.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...