NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O milho é uma cultura que tem mais de cem utilidades no mercado interno e externo e na propriedade pode ser considerado como um fator de equilíbrio da mesma, já que pode ser usado tanto para a alimentação do homem e dos animais, como massa verde, ensilagem, milho verde, fubá, farinha, farelos, grão puro ou como componente de rações. Portanto, desde que o agricultor consiga uma boa produtividade, o milho será sempre um bom negócio. Com relação a essa cultura, é correto afirmar:
Na escolha da área para a instalação da cultura do milho, deve-se fazer uma seleção da área, tendo em vista a fertilidade do solo, sua boa permeabilidade, solos profundos e rotação com leguminosas. Os solos mal drenados não se prestam à cultura do milho.
O milho, pelo seu processo de cultivo, é uma cultura que reduz o risco do fenômeno da erosão, processo de desagregação, transporte e depósito de materiais do solo, a partir de sua superfície.
As principais limitações para o desenvolvimento do milho "safrinha" são o excedente hídrico, particularmente nas regiões norte e nordeste, e as altas temperaturas, no sul e sudoeste do Estado. O risco de perda na "safrinha" é relativamente elevado, mesmo nas épocas recomendadas, pois podem ocorrer estiagens em fases fenológicas críticas da cultura.
O milho é uma das culturas que menos responde à calagem e adubação. Essas duas práticas culturais não são, portanto importantes quando se deseja alcançar boa produtividade. O único cuidado deve ser em solos com teores de matéria orgânica acima de 100g/dm³, onde se deve elevar a saturação por bases a 50%.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...