A conservação da água e do solo é de fundamental importância para a gestão dos recursos hídricos. O processo de desenvolvimento das bacias hidrográficas brasileiras revela que os mais fortes e mais amplos impactos ambientais são muito recentes e são devidos a algumas causas. Com base no texto e seus conhecimentos, considere as afirmativas a seguir. Fonte: SANTOS, D.; ROMANO, P. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de Política Agrícola, Brasília: n. 2, abr/maio/jun 2005, p. 51-64.
I. A intensa, rápida e desordenada urbanização e início da industrialização, a partir da década de 1950, apresentou reflexos nocivos ao meio ambiente.
II. O uso de técnicas conservacionistas, a manutenção permanente da cobertura vegetal, a proteção das nascentes e das matas ciliares e a utilização do controle biológico para pragas, causou danos ao meio ambiente.
III. O desmatamento, como fonte de energia para a produção de carvão (insumo básico da siderurgia), foi um fator que afetou o meio ambiente.
IV. O intensivo uso do solo para a agricultura (grãos), iniciado há 25 anos, com eliminação da maior parte da cobertura vegetal (cerrado), foi prejudicial ao meio ambiente.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...