Questão número 488501

Considere as afirmativas a seguir, acerca da estrutura fundiária e social brasileira na segunda metade do século XX:

I. No princípio da década de 60, duas novas legislações vieram à luz com a finalidade de promover reformas e modernização capitalista no meio rural brasileiro: o Estatuto do Trabalhador Rural, que regulamentou os direitos trabalhistas no campo, e o Estatuto da Terra, que regulamentou as políticas de colonização e de reforma agrária no país, além da geração e difusão de tecnologias para a agricultura.

II. O advento do regime militar (1964-1985) mitigou a capacidade de organização dos movimentos sociais no campo estimulando, em contrapartida, a colonização da região amazônica e a modernização agrícola baseada no modelo da revolução verde.

III. O programa de colonização dirigida, implementado pelo governo brasileiro durante as décadas de 60 e 70, promoveu a desconcentração fundiária em todas as regiões do país, proporcionando um expressivo aumento na produção de alimentos para o mercado interno, por parte das pequenas e médias unidades de produção.

IV. O esgotamento do programa agrário do regime militar manifestou-se nos princípios da década de 80, motivado pelo questionamento dos efeitos ambientais da política de colonização, pela insatisfação dos assalariados agrícolas e pelo aumento do desemprego no campo, formando o contexto a partir do qual os movimentos sociais rurais reacenderam sua atuação, dentre os quais destaca-se o MST.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...