O emprego da categoria teórica "sistemas de produção" na análise da produção rural experimentou forte avanço a partir do princípio da década de 90. Dois eventos significativos marcam esse fenômeno: a realização do I Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção, em Londrina-PR, no ano de 1993, e a criação do Programa Sistemas de Produção pelo IAPAR, consolidando experiências de pesquisa sob enfoque sistêmico que o Instituto havia iniciado na década de 70. Atualmente, este programa deu origem ao Projeto Redes de Referência para a Agricultura Familiar, que acompanha o desempenho produtivo de aproximadamente 200 propriedades rurais localizadas em 11 regiões do Estado do Paraná. Considere as afirmações abaixo acerca do Projeto Redes de Referência para a Agricultura Familiar:
I. A adoção de um enfoque sistêmico na análise da propriedade rural objetiva alcançar o melhor arranjo produtivo entre culturas e criações nela existentes.
II. A interação proposta entre pesquisa e produção agropecuária consiste exclusivamente na transferência maciça de inovações tecnológicas produzidas nos laboratórios e estações experimentais do IAPAR às unidades de produção familiares.
III. Ainda em relação à difusão tecnológica, o objetivo do programa é a transferência de competências técnicas obtidas pela pesquisa agropecuária aos agricultores familiares, em substituição às técnicas tradicionais de cultivo.
IV. O projeto possui filosofia de caráter participativo, que consiste em buscar a aproximação entre os conhecimentos empíricos dos agricultores e os conhecimentos técnicos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária, disseminando-os para toda a rede de propriedades de referência.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e III.
I e IV.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...