Em 14 de agosto de 1996, Karen Wetterhahn, toxicologista e professora de Química do Darmouth College (New Hampshire, USA), derramou uma gotícula de dimetil-mercúrio na mão esquerda. Não se preocupou: estava usando luvas de látex. Mas um conhecimento que ela não tinha a matou. O dimetil-mercúrio era suficientemente volátil para penetrar na luva. Cinco meses depois, Karen começou a trombar com portas e dizer coisas ininteligíveis. Após três semanas hospitalizada, entrou em coma. Como uma toxicologista brilhante e minuciosa pôde ter um fim desses? Só domadores de leão são mortos por leões, justifi cou um dos pesquisadores que trabalhavam com ela. (adaptado de National Geographic, pág. 32, maio/2005). Sobre a toxicologia de produtos químicos, marque a opção incorreta.
Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes de interações de substâncias químicas com organismos vivos.
Sinergismo é o efeito combinado de duas ou mais substâncias que resulta em um efeito maior do que a soma dos efeitos de cada um administrado isoladamente.
Efeito teratogênico é causado por tóxicas que alteram o material genético da célula viva.
CL50 é a concentração letal de um gás suficiente para matar 50% da população a ele exposta.
A determinação da DL50 em espécies animais depende das variáveis: linhagem, idade, sexo, estado nutricional, e estado patológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...