Irrigação localizada é o sistema de irrigação em que a água é aplicada diretamente na região radicular em pequenas intensidades (baixa vazão) e alta frequência (turno de rega pequeno), mantendo o solo próximo à capacidade de campo. Marque a alternativa INCORRETA em relação à irrigação localizada:
- A. Os dois principais sistemas de irrigação localizada são gotejamento e microaspersão. Estimativas indicam uma área de 248.414ha irrigados por esse método de irrigação, tendendo a uma expansão, devido ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas a gotejadores, microaspersores, acessórios e controladores.
- B. Nos sistemas de irrigação localizada, a água se distribui por uma rede de tubos, sob alta pressão. Os emissores são móveis nas tubulações dispostas na superfície do solo, acompanhando as linhas de plantio.
- C. O gotejamento é composto por emissores denominados de gotejadores, através dos quais a água escoa após ocorrer uma dissipação de pressão ao longo da rede de condutos. As vazões são usualmente pequenas, variando de 2 a 10 l/h.
- D. Para culturas permanentes e de grande espaçamento como as de grande porte, os emissores são peças individuais, que podem ter uma ou mais saídas acopladas à linha lateral.
- E. Em culturas anuais (tomate, morango, cana-de-açúcar, etc.) a linha lateral contém saídas ou emissores fabricados em uma única peça, usualmente com pequeno espaçamento (0,15 a 1m).