Microaspersores ou sprays, também nomeados de microsprayers ou aspersores em miniatura, são emissores empregados na microaspersão. Caracterizam o uso de irrigação por borbulhamento na agricultura, EXCETO:
- A. A água é aplicada na superfície do solo na forma de uma fonte borbulhante, a partir de um tubo de pequeno diâmetro (1 a 10 mm) ou por um emissor comercial.
- B. Geralmente, a intensidade de aplicação é superior à velocidade de infiltração do solo, requerendo a construção de pequenas bacias para controlar a distribuição de água no solo.
- C. Assemelham‐se a emissores de pequeno orifício usados em gotejamento, exceto que as vazões são maiores. As linhas de distribuição devem ter diâmetros maiores para reduzir as perdas de pressão associadas a maiores vazões.
- D. Este tipo de sistema pode ser vulnerável a ventos fortes e altas taxas de evaporação. Normalmente, exige mínima filtração e requerimento de manutenção menores que os outros sistemas. A área de molhamento é maior que por gotejamento.