A agropecuária brasileira está inserida em uma grande diversidade de ecossistemas. Cada local possui características próprias de tipo de solo, índice pluviométrico, topografia e diversos outros fatores ambientais. Além dos fatores ambientais, o tamanho das propriedades e a capacidade de investimentos influenciam na escolha de tecnologias para contenção animal. Esta complexa diversidade impõe ao produtor rural uma busca incessante por tecnologias, produtos e assistência técnica, objetivando sua adaptabilidade ao meio com a maior produtividade e o menor custo. Com relação às construções rurais, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. O uso do concreto nas construções rurais irá depender da sua durabilidade, da sua resistência, da tecnologia usada e da qualidade do material. O mais indicado é o concreto protendido, o custo do material irá variar de acordo com a tecnologia usada, mas é ecologicamente correto.
- B. A topografia ou a regularidade da superfície do terreno determina a distância entre os postes/mourões intermediários, usados para sustentar e direcionar os arames. A superfície regular é a distância entre os extremos de uma cerca, local de instalação das estruturas de esticamento dos arames, onde não há variações de direção (curvas) e nem alterações bruscas no relevo.
- C. O tipo de solo não influencia na aquisição dos materiais, pois a montagem da estrutura que suportará a tração dos arames será dimensionada de acordo com a técnica e a viabilidade de se obter estruturas firmes e estáveis. Quanto maior o número e a carga de ruptura dos arames, maior deverá ser a resistência da estrutura que suportará a força exercida pelos arames após o esticamento dos mesmos.
- D. O uso de mourão dependendo do material é maior, como no caso do eucalipto, pois a durabilidade do eucalipto depende do cerne, quando o mesmo atinge idade média de 15 anos, é alta. Quando preservado/tratado de maneira correta, pode durar por mais de 20 anos, independentemente da idade da planta. A relação custo‐benefício é a melhor encontrada no mercado, pois é oriundo de reflorestamento, é renovável, sendo ecologicamente correto.