O cultivo de espécies olerícolas abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, comumente conhecidas como hortaliças e cujos produtos comerciais e consumidos incluem folhas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos. Sobre as variadas técnicas de cultivos das plantas deste ramo da horticultura, assinale a opção correta.
- A. Há três opções para obtenção de ramas para implantação de uma lavoura de batata-doce: a) por meio da indução de brotação de batatas selecionadas, utilizando-se posteriormente estas brotações/segmentos inteiros como ramas-semente; b) retirando-se ramas-semente ou estacas de uma cultura em desenvolvimento e c) cultivando-se uma área como viveiro de mudas.
- B. Tal como a batata comum, o cará é plantado a partir de tubérculos-sementes e verificase que a dimensão da estrutura vegetativa é inversamente proporcional à produtividade.
- C. A operação de desbaste restringe-se às hortaliças que produzem raízes, bulbos e tubérculos; naquelas que produzem folhas, não há essa necessidade. Todavia, naquelas que produzem frutos, pratica-se o raleio.
- D. Em tomateiro, quando se utilizam mudas transplantadas de viveiro, deve-se proceder o enriquecimento das mudas, via fertirrigação nitrogenada, promovendo, assim, aumento do vigor que facilita o transplante mecanizado e melhora o pegamento das mudas.
- E. A técnica da vernalização do alho ou choque térmico dos bulbos tem garantido a expansão da área de produção. O alho-semente é colocado em repouso em câmara fria submetido a aproximadamente 5ºC e, decorridas duas semanas, está apto ao plantio, em um prazo máximo de uma semana.