Questão número 489634

Na propagação de plantas por sementes, a dormência pode apresentar algumas vantagens devido à inatividade das sementes.

Sendo assim, a dormência primária:

  • A.

    está ligada às condições externas: solo, temperatura, umidade e luz. O solo, por estar em permanente atividade, devido às transformações químicas e biológicas, influi na germinação.

  • B.

    está ligada à paralisação das gemas após a sua formação. Essa dormência é controlada pela distribuição de auxina. Pode-se, por meio da poda do meristema apical, provocar o crescimento dessas gemas, eliminando o inibidor de crescimento.

  • C.

    também denominada fisiológica, pode ocorrer devido aos envoltórios que protegem as sementes ou o embrião. Pode ser causada por inibidores, substâncias que impedem a germinação, encontradas na polpa dos frutos, no tegumento das sementes ou mesmo no endosperma.

  • D.

    é regulada pela formação de substâncias inibidoras do crescimento. A dormência é quebrada quando as sementes são submetidas a baixa temperatura. Nesse processo, a gema é que entra em dormência. O grau de dormência varia não só entre espécies como entre ramos de uma mesma árvore.

  • E.

    pode ser induzida por imersão da semente em água aquecida a 65 ou 85oC, durante 5 a 10 minutos, ou em soda cáustica a 4% durante 30 a 60 minutos. O formol, hidróxido de potássio, ácido clorídrico, éter, acetona e ácido etílico também podem ser precursores da dormência primária.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...