A agricultura biodinâmica relatada por Rudolf Steiner entende que as pragas e doenças agrícolas:
São consideradas literalmente pragas. O homem possui a obrigação de intervir e permitir o bom crescimento do que se considera útil.
são problemas cósmicos, que por um erro da natureza estão deslocados. Por esse motivo, nada se pode fazer a respeito para não afetar o equilíbrio natural.
são parte da natureza, porém, mesmo a Terra absorvendo a energia cósmica da Lua, Mercúrio e Vênus, sente-se impotente para propiciar o crescimento seletivo de vegetais úteis ao homem, permitindo desta forma a intervenção química em prol da manutenção e equilíbrio vegetal.
são parte da natureza, sendo necessário refletir sobre o próprio conceito de pragas e doenças. Segundo Steiner, e perante o foro da natureza, a erva daninha tem exatamente tanto direito a crescer quanto o que se considera útil.
não podem ser consideradas doenças agrícolas, pois quando o corpo astral está mais intensamente relacionado com o corpo físico, o corpo astral é impulsionado para fora do corpo físico, permitindo o surgimento da maioria das doenças vegetais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...