Em 3 de outubro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Miguel Rossetto lançaram o Programa de Agroindustrialização da Produção da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Esse programa resultou de longos debates da equipe responsável pela elaboração da proposta, que contou com o apoio do conjunto da equipe do MDA, com movimentos sociais, ONGs, governos estaduais, universidades, instituições de pesquisa, entre outros.
Esse programa teve como objetivo:
Implementar um conjunto de ações que visam isentar de encargos os produtos industrializados, oriundos da agricultura familiar rural, desde que obtidos por cooperativas e/ou associações de camponeses.
Implementar um conjunto de ações que visam vincular a agroindustrialização familiar rural ao projeto guarda chuva do Governo Federal, verticalizando a cadeia do agronegócio e tornando o agricultor familiar um empreendedor.
Implementar um conjunto de ações que visam oferecer aos agricultores familiares a possibilidade de agregar valor e gerar renda por meio da agroindustrialização e da comercialização da produção.
Implementar um conjunto de ações que visam fomentar a agroindustrialização agroecológica na propriedade rural, incentivando a produção de alimentos e derivados com teor reduzido de agroquímicos.
Implementar um conjunto de ações que concedam crédito a agricultores pluriativos, camponeses e agricultores em tempo parcial, que de alguma forma atuam no ramo do agronegócio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...