Engenharia Agronômica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O desenvolvimento sustentável prevê, entre outras coisas, a racionalização no uso dos recursos naturais e a adoção de práticas que reduzam os efeitos negativos causados pela supressão das florestas. O uso de leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio atmosférico, como a Gliricidia sepium, tem se mostrado bastante promissor para a construção de cercas com moirões vivos. Com relação às cercas de moirão vivo construídas a partir do plantio de G. sepium é possível afirmar que
apesar de ser uma cerca ecológica, o seu alto custo de implantação ainda inviabiliza seu uso em larga escala.
o fato de ser uma espécie nativa prejudica o seu desenvolvimento devido à competição com outras espécies arbóreas nativas.
a sua alta toxidez inviabiliza o seu consumo pelo gado, podendo até mesmo provocar a morte de animais que se alimentem de folhas dessa planta.
essas cercas podem trazer vários benefícios ecológicos, como o aumento na proteção física do solo e a oferta de pouso e abrigo para várias espécies de aves dispersoras de frutos e sementes de espécies nativas.
por ser uma espécie de rápido crescimento, sua madeira possui curta durabilidade (menor que cinco), o que leva à necessidade de renovação frequente dessas cercas vivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...