Diversos critérios, baseados no hospedeiro e/ou no agente causal, têm sido usados para classificar doenças de plantas. Considerando que os processos vitais podem sofrer interferências provocadas por diferentes patógenos, os grupos de doenças existentes são:
- A. Grupo I Doenças que destroem os órgãos de reprodução; Grupo II Doenças que causam danos em folhosas; Grupo III Doenças que danificam as raízes; Grupo IV Doenças que atacam os frutos; Grupo V Doenças que interferem na fotossíntese; Grupo VI Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotoassimiladas.
- B. Grupo I Doenças que destroem os órgãos aéreos; Grupo II Doenças que causam danos em folhas; Grupo III Doenças que danificam os órgãos subterrâneos; Grupo IV Doenças que atacam as flores; Grupo V Doenças que interferem na respiração celular; Grupo VI Doenças que alteram a produção de hormônios.
- C. Grupo I Doenças que destroem as folhas; Grupo II Doenças que causam danos em caules; Grupo III Doenças que danificam as raízes; Grupo IV Doenças que atacam os frutos; Grupo V Doenças que interferem no florescimento; Grupo VI Doenças que alteram a fotossíntese.
- D. Grupo I Doenças que destroem os órgãos de armazenamento; Grupo II Doenças que causam danos em plântulas; Grupo III Doenças que danificam as raízes; Grupo IV Doenças que atacam o sistema vascular; Grupo V Doenças que interferem na fotossíntese; Grupo VI Doenças que alteram o aproveitamento das substâncias fotossintetizadas.
- E. Grupo I Doenças que alteram o crescimento; Grupo II Doenças que causam danos em tecidos; Grupo III Doenças que danificam o sistema vascular; Grupo IV Doenças que atacam os pelos radiculares; Grupo V Doenças que interferem na produção de hormônios; Grupo VI Doenças que alteram o fototropismo.