A importância da fertilidade do solo como fator de produção vem se consolidando cada vez mais entre técnicos, pesquisadores e produtores. A sua importância, principalmente nas questões econômicas e de segurança alimentar de uma nação, decorre do retorno no investimento em fertilidade química, física e biológica do solo, para manter um equilíbrio desejado, fator fundamental para manutenção de um sistema produtivo e sustentável. Entretanto intervenções equivocadas no que se refere, principalmente, a correção da fertilidade química do solo por parte do produtor, se não bem executadas, podem onerar tanto a parte econômica de uma propriedade bem como a manutenção do sistema produtivo. Seria incorreto afirmar:
A amostragem de solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da fertilidade química do solo.
É com base nos resultados da análise química da amostra que se realiza a interpretação e que são definidas as ações para melhoria da fertilidade do solo.
Através da analise química do solo não é possível saber qual o elemento limitante para expressão do genótiopo das culturas. Elemento este que pode ser corrigido viabilizando muitas vezes propriedades que se encontra em um declínio econômico por baixas produtividades.
A amostragem inadequada do solo gera resultados imprecisos e em uma interpretação e recomendação equivocada, podendo causar graves prejuízos econômicos ao produtor e danos ao meio ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...