Questão número 490100

Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu intimamente com o solo. Inicialmente, colhendo da terra seus produtos, por meio do extrativismo e, com o decorrer dos tempos, aprendendo a cultivá-lo, cada vez mais racionalmente, para a produção de bens de consumo. Considerando a evolução nos estudos dos solos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No nordeste semi-árido, a escassez de umidade contribui para o aumento da velocidade e intensidade dos processos pedogenéticos, resultando em solos pouco desenvolvidos, rasos ou pouco profundos, cascalhentos e com relativa abundância de materiais primários pouco alterados e minerais de argila de elevada atividade coloidal.

  • B.

    Os solos do planalto central são, de maneira geral, muito ricos, devido ao clima e relevo favorecer a manutenção das bases, o que é evidenciado pela alta produtividade de grãos.

  • C.

    O horizonte B é uma camada desagregada, formada pelo material que deu origem ao solo, em que ainda não houve desenvolvimento de estrutura de solo propriamente dita (grânulos, blocos ou prismas).

  • D.

    Economicamente, a melhor resposta das culturas ao calcário situa-se no intervalo de saturação de bases entre 40% e 60%. Saturação de bases superior a 60% pode elevar consideravelmente o pH dos solos, reduzindo a disponibilidade de alguns micronutrientes.

  • E.

    O gesso é um tipo de corretivo que possui cálcio hidratado, com aproximadamente 33% de cálcio e 38% de enxofre. Dosado adequadamente, carrega nutrientes para as camadas subsuperficiais, diminuindo a saturação e a atividade do alumínio tóxico, possibilitando, assim, o desenvolvimento das raízes em profundidade.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...