Beneficiamento e armazenagem caracterizam-se como as atividades destinadas à guarda e conservação, em condições inalteradas de qualidade e quantidade, de produtos agrícolas, basicamente grãos. Em relação ao beneficiamento, secagem, armazenagem e transformação dos grãos e sementes no Brasil, assinale a alternativa correta.
O teor de umidade da semente armazenada e a temperatura de armazenamento influenciam grandemente na queda de seu poder germinativo e mais ainda no vigor do produto. A influência da temperatura, porém, geralmente é maior que a influência do teor de umidade da semente, principalmente nos estados brasileiros em que a temperatura média anual é mais elevada.
O arroz macerado ou malequizado, denominado no mercado internacional por parboiled, é pouco consumido no Brasil. A malequização tem como vantagem, além de proporcionar elevado rendimento quando beneficiado, a conservação das propriedades nutritivas do cereal.
A operação de expurgo consiste em encerrar os produtos em ambiente hermético onde é introduzido o inseticida no estado gasoso, chamado fumigante. Deve-se ter em vista que, no expurgo dos produtos armazenados, procura-se alcançar nível de controle alto, desejando que seja acima de 90%.
Um fator importante na determinação da qualidade do feijão é o prazo decorrido após a colheita do produto. Sua qualidade culinária, desde que bem beneficiado e armazenado, aumenta à medida que aumentam os primeiros 12 meses de armazenamento. Após um ano, começa a decrescer, devido à ação intensa de enzimas.
A boa conservação dos grãos durante o período de armazenamento acha-se intimamente ligada à sua atividade vital a respiração, a qual deverá ser elevada, de forma a reduzir o teor de oxigênio presente no ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...