Sobre as propriedades físicas dos produtos agrícolas, é INCORRETO afirmar
- A. Uma das técnicas mais antigas para a preservação de sementes é a de controlar a água presente em sua estrutura. Faz parte desse controle somente a água disponível para crescimento de microorganismos e reações de deterioração, ou seja, a água livre. São várias as formas de se controlar a água livre: removendo-a por secagem, solidificando-a por congelamento ou tornando-a indisponível pela adição de eletrólitos como o NaCl ou não-eletrólitos, como sacarose.
- B. Para se obter a curva de equilíbrio de adsorção de uma semente, para uma larga faixa de atividade de água, é necessário que a semente esteja com teor de água inicial muito baixo, pois, para uma atividade de água igual a zero, o teor de água de equilíbrio dessa semente também será zero.
- C. As sementes, de modo geral, têm peculiaridades, espécies-específicas, que limitam a utilização de suas características físicas sob condições diferentes daquelas para as quais foram determinadas, o que ocasiona certa lentidão nos estudos de caso para elaboração de projetos de beneficiamento e conservação dessas sementes, pois a utilização desses dados pode conduzir a erros consideráveis.
- D. Algumas características da semente como: tamanho, forma, massa específica, porosidade, ângulo de repouso, ângulo de atrito interno, velocidade terminal por ar ou água, área projetada e tantas outras como aquelas ligadas aos aspectos de textura e que, todas essas características, estão intimamente ligadas ao teor de açúcar da semente que, por sua vez, depende das condições do ambiente e de sua composição física. Esses fatos levam, na maioria das vezes, `a obtenção das taxas de glicose, à necessidade de se ter um conhecimento prévio do teor de massa e de peso de equilíbrio da semente, cobrindo uma ampla faixa de temperatura e umidade relativa do ar, para uma completa e segura avaliação de suas características físicas.