Para uma amostragem de solos para análise de fertilidade de uma área a ser cultivada com feijão numa fazenda, deve-se
- A. separar as áreas em glebas de acordo com a variedade da cultura a ser implantada. Para cada cultura diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
- B. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
- C. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por 3 sub-amostras simples de acordo com a posição do terreno (baixada, meia encosta e topo). As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, muito bem misturadas.
- D. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, metade das sub-amostras na profundidade de 0-20 cm e a outra metade na profundidade de 0-40 cm, muito bem misturadas.
- E. separar as áreas em glebas com características distintas de cor e textura de solo, topografia e cobertura vegetal. Para cada gleba diferente coletar uma amostra composta por pelo menos 10 a 20 sub-amostras simples. As amostras simples devem ser coletadas num recipiente limpo, com o mesmo tamanho, na profundidade de 0-20 cm, tomando o cuidado de não misturar para não separar a fração arenosa da argilosa.