Entende-se por substrato qualquer material usado com a finalidade de servir de base para o desenvolvimento de uma planta até sua transferência para o viveiro ou área de produção, podendo ser compreendido não apenas como suporte físico, mas também como fornecedor de nutrientes para a muda em formação. É INCORRETO afirmar:
- A. A escolha do substrato não depende da espécie a ser multiplicada, pois o meio artificial do substrato não afeta o enraizamento em si.
- B. O substrato deve estar isento de propágulos (sementes ou estruturas vegetativas) de plantas invasoras, especialmente no caso de a muda oriunda desse processo ser comercializada ou levada ao campo com torrão.
- C. É aconselhável misturar areia e materiais orgânicos para melhorar a textura e propiciar melhores condições ao desenvolvimento das mudas. Em misturas, o solo e a turfa participam como retentores de umidade e nutrientes, enquanto a areia, serragem ou casca de arroz funcionam como condicionadores físicos.
- D. Para se evitar problemas com patógenos ou plantas invasoras, pode ser efetuada a esterilização do substrato. Esta pode ser feita utilizando-se fungicidas, solarização, tratamento térmico, ou agentes de controle biológico e químico, desde que recomendados pela legislação vigente.
- E. O suprimento de água deve ser adequado pela necessidade de germinação e a sensibilidade das plântulas ao déficit hídrico.