A matéria orgânica (M.O.) tem o poder de influenciar as características físicas, químicas e biológica do solo. Embora a M.O. encontre-se em quantidade reduzida (~ 4%) nos solos minerais, ela tem papel fundamental na fertilidade e no aumento da produtividade vegetal. Desse modo,
- A. a matéria orgânica aumenta a fixação e insolubiliza o fósforo. Portanto, aumentando doses de matéria orgânica no solo, diminui-se a disponibilidade do nutriente para as plantas.
- B. a adubação orgânica permite abaixar a densidade do solo, tal efeito acontece devido à densidade da M.O. ser menor que a do solo (mineral) e permite que as raízes se desenvolvam bem e absorvam água e oxigênio com mais facilidade.
- C. a matéria orgânica em excesso fixa o enxofre no solo. Por esse motivo sempre deve-se fazer cobertura com sulfato de amônia após adubações orgânicas.
- D. a M.O. inibe o desenvolvimento de micorrizas, dessa interação resulta em uma melhor absorção de nutrientes pelos vegetais.
- E. manter e acrescentar a matéria orgânica no solo promove os processos de respiração e liberação de CO2 para a atmosfera, dessa forma, contribui-se para o chamado efeito estufa.