A relação existente entre a radiação solar e os movimentos das massas de ar é um fator determinante do clima. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa incorreta.
Na superfície terrestre, o fluxo ascendente das massas de ar está associado ao estabelecimento de uma região de alta pressão, enquanto no fluxo descendente tem-se uma região de baixa pressão.
O aquecimento desigual da superfície terrestre e a rotação da Terra geram campos de temperatura e de pressão, com a formação de gradientes de temperatura entre as altas e baixas latitudes e entre regiões de alta e baixa pressão.
Os movimentos das massas de ar resultantes das forças de pressão, de atrito e de Coriolis geram grandes turbilhões denominados ciclones, nas regiões de baixa pressão, e anticiclones, nas regiões de alta pressão.
As massas de ar com dimensões que chegam a centenas ou milhares de quilômetros possuem certa homogeneidade de pressão, temperatura, velocidade e umidade, e, ao se deslocarem, modificam suas propriedades e as das regiões por onde passam.
As áreas desmatadas podem aumentar o albedo em torno de 5 a 15% com o desnudamento do terreno, fazendo com que sejam menores as temperaturas do solo e do ar que lhe sobrepõe, o que enfraquece a elevação diária de ar por convecção e prolonga e reforça a subsidência natural do ar nos sistemas subtropicais de alta pressão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...