Questão número 491653

A técnica de fermentação em tubos múltiplos baseiase no levantamento estatístico de ocorrência de provas positivas em uma série de diluições em progressão geométrica, para produzir o valor estimado da densidade de microorganismos através do NMP (Número Mais Provável) por unidade de volume de amostra. A distribuição de freqüência de provas positivas foi tabelada por Hoskins, utilizando uma distribuição de Poisson para valores extremos, para indicar tanto o valor do NMP quanto o limite de 95% de confiança na determinação. A tabela a seguir indica os resultados de exames de coliformes totais pela prova confirmatória em três amostras e em várias diluições (o esquema apresentado na tabela é de X/Y, onde X é o número de tubos positivos por diluição e Y é o número total de tubos por diluição).

Desses resultados do exame microbiológico, pode-se afirmar que

  • A.

    na amostra nº 1, deve ser tomada, para determinação do NMP/100 mL de organismos, a seguinte combinação de três números de tubos positivos: 3 - 1 - 0.

  • B.

    na amostra nº 2, o conjunto de números de tubos positivos a utilizar para determinação do NMP é 5 - 5 - 0.

  • C.

    na amostra nº 3, a combinação de números de tubos positivos a levar para a tabela de NMP deve ser 5 - 3 - 1.

  • D.

    na amostra nº 1, como a tabela utilizada fornece os resultados de NMP/100 mL para as diluições de 10, 1 e 0,1 mL, o fator de diluição a utilizar deve ser igual a 10.

  • E.

    na amostra nº 3, como a tabela fornece um NMP/100 mL de 140 para o conjunto de diluições de 10, 1 e 0,1 mL, então o valor do NMP/100mL de amostra deve ser de 140.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...