Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais do protoplasma, tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes novamente para o ambiente. Em relação a essas vias de ciclagem, pode-se afirmar que:
No caso do enxofre, é a produção primária que responde pela incorporação do sulfato na matéria orgânica, ao passo que o excremento animal é uma fonte de sulfato reciclado.
Em função de novas entradas antropogênicas, o pool atmosférico no ciclo do dióxido de carbono se tornou muito grande, excedendo o carbono em outras fontes como o dos oceanos e outros depósitos da crosta terrestre.
Os maiores depósitos de fósforo se encontram nos compostos de fosfato das plantas, que ao morrerem liberam o fósforo para o ecossistema e posterior recirculação.
O nitrogênio entra continuamente na atmosfera, seu maior reservatório, pela ação das bactérias ou algas fixadoras, retornando ao ciclo por meio das bactérias denitrificantes.
Cada ciclo pode ser dividido em dois compartimentos ou pools principais, sendo o pool reservatório menor, de movimentos lentos e geralmente não biológico enquanto que o pool de ciclagem é maior e por isso menos ativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...