A implantação de florestas no Brasil, para fins comerciais ou ambientais, tem ocorrido em solos de baixa fertilidade, tornando quase que imprescindível o uso de corretivos e fertilizantes. A este respeito é INCORRETO afirmar que:
a magnitude dos ganhos decorrentes da fertilização mineral em florestas comerciais varia de acordo com a qualidade do sítio, o aumento do número de rotações, a exigência nutricional das espécies e a potencialidade de crescimento do genótipo.
os diferentes materiais genéticos podem apresentar diferenças na eficiência de aquisição do nutriente do solo e/ou na utilização do nutriente absorvido na produção de matéria seca de tronco ou de outro produto que se deseje retirar da floresta.
a demanda por nutrientes varia entre espécies, estação climática e estádio de crescimento e é mais intensa na fase inicial de crescimento das plantas.
a nutrição de uma árvore é afetada pela extensão do sistema radicular, além da transferência de nutrientes pelos processos de fluxo de massa e difusão.
o fósforo não é um nutriente limitante ao crescimento das espécies florestais nativas da flora brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...