Na Holanda, um estudo para determinar os efeitos do aumento da temperatura global causados pelo efeito estufa sobre uma população de pássaros foi conduzido durante 20 anos e seus resultados publicados na revista científica Nature em 2001. A chegada desses pássaros migratórios à Holanda é ajustada ao período de brotamento do carvalho, cujos brotos servem de alimento para lagartas de insetos e que constituem o principal alimento dos filhotes desses pássaros. Considere os resultados apresentados no gráfico abaixo:
Com base nesses resultados, é correto afirmar:O efeito estufa não possui qualquer efeito sobre os filhotes de pássaros, mas em compensação altera profundamente a dinâmica populacional dos adultos, devido a mudanças causadas pelo pico de biomassa das lagartas.
A mudança no período do pico de biomassa das lagartas ocasionou o aumento da taxa de mortalidade de filhotes, alterando o ciclo reprodutivo das aves.
A maior dependência de lagartas a que estão sujeitos os filhotes de pássaros ocorre entre o período de eclosão e crescimento das penas, fato este que sofre atrasos depois de 20 anos, como resultado das alterações no pico de biomassa das lagartas.
O efeito estufa em nada influencia o pico de biomassa das lagartas; a sua antecipação é resultado de uma adaptação evolutiva por parte das lagartas para fugir à predação dos filhotes.
O efeito estufa ainda não apresenta influência sobre os pássaros, porém provocou desajuste entre o pico de biomassa das lagartas e as necessidades alimentares dos filhotes de pássaros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...