A Era dos Descobrimentos foi impulsionada, em grande parte, pela demanda da pimenta-do-reino. A pimenta pode ter sido, no início, uma novidade, um luxo que poucos podiam comprar, mas seu poder de disfarçar o ranço, de dar sabor a uma comida seca e insossa, e, ao que parece, de reduzir o gosto da comida conservada em sal a tornou indispensável. O ingrediente ativo da pimenta é a piperina, cuja fórmula estrutural é apresentada a seguir.
Acerca desse assunto e da conservação de alimentos, assinale a opção incorreta.Acerca desse assunto e da conservação de alimentos, assinale a opção incorreta.
A fórmula molecular da piperina é C18H20O3N.
Pimenta e outros temperos ajudam a retardar as reações de deterioração de alimentos.
Considerando a fórmula estrutural da capsaicina, mostrada a seguir, e sabendo que essa substância é responsável pela ardência da espécie de pimenta chile, então, se o efeito picante resulta da forma da molécula, comparativamente à molécula de piperina, é correto associar esse efeito ao que há de comum em ambas estruturas: um único anel aromático e átomo de nitrogênio vizinho a átomo de carbono duplamente ligado a oxigênio.
Na atualidade, a conservação de alimentos industrializados por refrigeração ou por substâncias químicas — umectantes, aromatizantes, corantes etc. — tornou dispensável o uso de especiarias, como pimenta, cravo e canela, como meio de conservar ou mascarar o sabor de alimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...