A classificação de imagens obtidas por sensoriamento remoto deve ser vista como um processo estatístico e probabilístico que tenta ao máximo aproximar o mapa digital à realidade. Mather (1987) resumiu, em dois modos, o problema de alocar pixels individuais às suas classes mais prováveis. Dá-se a esses dois modos o nome de classificação supervisionada e classificação não supervisionada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
- A. Os classificadores supervisionados são aqueles que requerem pouca ou nenhuma participação do analista no processo de classificação da imagem.
- B. Há dois principais algoritmos de classificação supervisionada de amplo uso em sensoriamento remoto: ISODATA e K-médias.
- C. A classificação não supervisionada requer conhecimentos prévios das classes de alvos, a fim de classificar a imagem nas classes de interesse prefixadas pelo analista.
- D. Há vários métodos de classificação não supervisionada, tais como paralelepípedo, distância mínima, distância de Mahalanobis e máxima verossimilhança.
- E. Na classificação supervisionada, é necessário o conhecimento dos dados e das classes de objetos que existem na área antes de se iniciar o processo de classificação.