O estado do Tocantins encontra-se na zona de transição geográfica entre dois biomas brasileiros, o bioma Amazônia, representado em grande parte por floresta ombrófila densa, e o bioma Cerrado, considerado savana tropical. O primeiro ocupa cerca de 9% do território do estado do Tocantins; o restante do território (91%) do estado é ocupado pelo bioma Cerrado. Acerca das características dos biomas Cerrado e Amazônia, assinale a opção correta.
As espécies arbóreas encontradas no bioma Amazônia são totalmente distintas das espécies arbóreas encontradas no bioma Cerrado.
Muitas espécies arbóreas da floresta ombrófila densa do bioma Amazônia possuem um súber bastante espesso para evitar a perda de água para o meio ambiente.
A contribuição da biomassa vegetal representada por gramíneas e herbáceas é mais expressiva no bioma Amazônia do que no Cerrado.
A biomassa das espécies arbóreas do bioma Amazônia está mais concentrada na parte aérea; no bioma Cerrado, a contribuição dos sistemas radiculares na biomassa total é mais expressivo do que a biomassa acumulada na parte aérea.
O bioma Amazônia é o maior contribuinte de O 2 para ecossistemas em outras regiões do globo terrestre.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...