Mata ciliar é a designação dada à vegetação que acompanha rios e córregos, normalmente composta por vegetação frondosa, e que se mantém verde, em média, durante todo o ano. Esse tipo de vegetação é comumente associado a solos hidromórficos, com excesso de umidade na maior parte do ano, devido ao lençol freático superficial, e grande quantidade de material orgânico acumulado. Acerca de mata ciliar e de suas relações com os cursos d'água adjacentes, assinale a opção correta.
A decomposição da matéria orgânica acumulada no solo de matas ciliares, por espécies do reino Monera, é pouco expressiva.
A remoção da mata ciliar ao longo do curso d'água contribui para a diminuição das taxas de escoamento superficial de sedimentos até o curso d'água.
Apesar de sua localização e importância, as matas ciliares não são consideradas, pelo Código Florestal, área de preservação permanente.
A mata ciliar é uma das principais fontes alóctones de nutrientes e energia para diferentes níveis tróficos do ecossitema aquático.
A mata ciliar, pelas suas características, é raramente encontrada no bioma Cerrado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...