Sobre Modelos Digitais de Elevação, assinale a opção incorreta.
- A. O MDT Modelo Digital de Terreno é utilizado para modelagem do relevo e outros tipos de informações que variam de acordo com ele. Os dados topográficos de alta resolução da Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) formam um MDT e estão disponíveis globalmente, com resolução de 3 de arco, ou seja, aproximadamente 90m e exclusivamente para os Estados Unidos da América com resolução de um segundo de arco, ou aproximadamente 30m.
- B. O MNT Modelo Numérico de Terreno é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial em uma região da superfície terrestre. Assim, é possível utilizar esta representação matemática para armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos, elaboração de mapas de declividade, entre outros.
- C. O modelo TIN (Triangular Irregular Network) é construído através de um conjunto de faces triangulares interconectadas. Para cada um dos três vértices, os valores das coordenadas (x,y), que representam a localização, e da coordenada z, que representa a altimetria, são codificados formando uma triangulação dos pontos, sendo, portanto, uma representação vetorial do terreno.
- D. Uma grade regular (GRID) pode ser gerada a partir de outra grade regular ou de uma irregular. Para a geração de uma nova grade regular a partir de outra grade regular, podem ser utilizados os interpoladores linear e bicúbico. Para a geração de grade retangular a partir de um TIN (Triangular Irregular Network), pode-se ajustar uma superfície plana ou uma superfície de quinto grau, que garante suavidade ao modelo.
- E. O uso de dados de sensores remotos orbitais para a geração de DEM (Digital Elevation Model) é uma alternativa para suprir a ausência de informações sobre a altimetria. Podem ser gerados DEMs a partir de sensores remotos ópticos (ASTER) e radar (RADARSAT-1, SRTM Shuttle Radar Topography Mission), tanto por estereoscopia quanto por interferometria.