Para a avaliação de sistemas construtivos inovadores, é necessário o conhecimento de definições e metodologia de avaliação adequadas, sendo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo a instituição que mais tem desenvolvido este assunto; posteriormente, em 2000, a Caixa Econômica Federal também editou um manual para a avaliação de sistemas inovadores; ainda, a necessidade de normalização da documentação existente culminou com a apresentação de um projeto de norma da ABNT 02:136.01.001:2002 para a avaliação de edifícios habitacionais. Tendo como base a conceituação já conhecida, que vem sendo empregada ao longo destes anos, assinalar a opção incorreta.
A certificação de conformidade é utilizada para produtos inovadores e a referência técnica ou certificado de homologação é utilizada para produtos convencionais.
Norma de desempenho é o conjunto de requisitos e critérios estabelecidos para um produto, independente da sua forma ou dos materiais constituintes, com base em exigências do usuário.
Norma prescritiva é o conjunto de exigências estabelecidas para um produto específico, com dimensões, formato e materiais constituintes perfeitamente definidos, com base na consagração do uso ao longo do tempo.
Durabilidade é a capacidade de o produto conservar ao longo do tempo propriedades compatíveis com a utilização prevista, sob condições de instalação, operação e manutenção especificadas pelo seu produtor e/ou fornecedor.
A metodologia de avaliação de desempenho de sistemas construtivos inovadores constitui-se basicamente por levantamento das exigências dos usuários; estabelecimento dos requisitos e critérios; e seleção dos métodos de ensaios mais adequados a serem empregados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...