Os resíduos de construção estão classificados na Classe 3, ou seja, Resíduos Inertes. Com essa classificação é possível garantir que esses resíduos, quando submetidos aos testes de solubilização,
- A. não tenham nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, ou seja, a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.
- B. se degradem e se decomponham quando dispostos no solo (se degradam rapidamente). Estão nesta classificação, por exemplo, os entulhos de demolição, pedras e areias retirados de escavações.
- C. apresentem riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
- D. não apresentem periculosidade, porém possam ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.
- E. esterilizem o lixo infectante, e por essa razão possam ser colocado em valas assépticas, para que o espaço para todo o lixo produzido não seja um problema para as cidades.