Em muitas construções, constata-se que lajes de concreto armado apresentam problemas de deformações excessivas e fissuração, em geral devido ao comportamento do próprio material (fluência, retração, choque térmico etc.), dimensionamento e(ou) construção de forma inadequada, que implicam a necessidade de recuperação e reforço. Assinale a opção que contém uma forma correta de como pode ser efetuado o reforço de uma laje.
Reforço das armaduras negativas por meio da execução de ranhuras na face inferior da laje e colocação de novas barras nas mesmas. Após isso, aplica-se resina epóxi e recobrem-se as barras com argamassa.
Reforço das armaduras positivas. Para tanto, retira-se o revestimento e apicoa-se toda a face inferior da laje, colocam-se as novas armaduras em posição (preferencialmente telas soldadas) fixadas com grampos e arame ou pinos aplicados com pistola, e recobrem-se as armadura com resina epóxi e argamassa.
Aumento da espessura, que pode ser feito com um simples apicoamento, limpeza e encharcamento da face superior ou inferior da laje, seguida de concretagem da nova capa de concreto estrutural.
Reforço das armaduras de canto, unicamente quando se tratar de armaduras positivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...