Durante a concretagem de uma estrutura serão utilizados 5 caminhões de 7 m3 de concreto usinado, com alto consumo de cimento (acima de 450 kg/m3). A obra está em uma área urbana, sujeita a ação de intempéries diretas, em local de clima quente e seco (acima de 28 °C e umidade relativa abaixo de 60%, com ventos constantes). O concreto utilizado para execução de uma laje de 12 cm de espessura, sem emendas ou juntas, com índice de slump-test solicitado situa-se na marca de (5 ± 2) cm.
Na chegada do último caminhão, um atraso ocorrido durante os trabalhos de lançamento do material gerou uma espera de 130 minutos, fazendo com que o concreto no interior do balão apresentasse sinais do processo de início de pega. Não foram utilizados aditivos na mistura de concreto e agregados.
Foram sugeridas três ações possíveis de solução:
I. Para evitar o retorno do concreto e, conseqüentemente, prejuízo à concreteira, adicionar uma pequena quantidade de sal (cerca de 1,0 kg) ao conteúdo do caminhão, evitando que o concreto seja desperdiçado.
II. Adicionar mais alguns litros d'água ao volume de concreto, cerca de 20 L/m3, fluidificando a massa com um novo ciclo de giros rápidos do balão do caminhão, agitando novamente o ligante com os agregados, permitindo mais alguns minutos de uso sem perda da qualidade.
III. Adicionar grande quantidade de açúcar, cerca de 1,0 kg/m3, ao concreto, evitando que o mesmo endureça dentro do balão do caminhão, e solicitar outro caminhão de concreto, mesmo com prejuízo ao caixa da obra.
Está correto o que se afirma APENAS em
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